terça-feira, 21 de julho de 2009

Movimento 600 – Pela formação. Pela evolução. Por Justiça.

O Movimento 600 nasce da necessidade sentida mas muitas vezes silenciada de uma melhor formação dos técnicos de futsal. A espaços lá abrem alguns cursos mas permanecem enormes lacunas na certificação de treinadores.

O Movimento 600 não tem qualquer interesse em polémicas, nem em destruir. Não questiona por isso a (in)justiça de algumas – bastantes – equivalências dadas aquando da entrada em vigor da obrigatoriedade de habilitação dos técnicos constantes das fichas de jogo.

O seu único intuito é mostrar à Associação de Futebol do Porto que não falta gente interessada em aprender, em se formar e em poder obter um título coincidente com as suas capacidades. O grande problema tem sido um: o custo dos cursos de treinador.

Na época transacta muitos foram aqueles que rejubilaram aquando da notícia da abertura de inscrições de um curso para técnicos de 2º nível de futsal. O senão viria na consulta das condições de acesso: 720 euros! Um preço proibitivo para uma enorme massa de potenciais interessados, já que não são poucos aqueles cujo produto mensal do seu trabalho não atinge ou ronda apenas os 500 euros e que desses têm despesas familiares e muitas das vezes, com os próprios clubes onde procuram ajudar a modalidade a evoluir, em norma apenas pela promoção de práticas desportivas salutares.

O preço seria, numa economia de mercado como a portuguesa, o equilíbrio entre a procura e a oferta. A prova da desadequação do valor pedido pela AF Porto é fácil de evidenciar: o curso não abriu por falta de um número mínimo de inscrições.

Procuraremos por isso, juntar 40 assinaturas de treinadores interessados em participar num curso de nível II com um preço que julgamos razoável: 600 euros, a pagar em três tranches de 200. Sabemos que ainda assim haverá quem não possa mas sabemos também que há custos que a AF Porto tem de suportar. Por isso, julgamos ser esta uma proposta interessante quer para a Associação que poderá assim ver os seus técnicos e, consequentemente, os seus atletas, dirigentes e clubes mais bem preparados para enfrentar os desafios que se lhes colocam não apenas semanal mas quiçá diariamente.

Queremos que a AF Porto se assuma não necessariamente como A MAIOR ASSOCIAÇÃO DO PAÍS mas sim como A MELHOR.

O objectivo, reiteramos, é claro: reunir 40 assinaturas de 40 treinadores que queiram e tenham disponibilidade para um curso de futsal II nível por 600 euros a ter início no mês de Setembro/Outubro de 2009.

O desafio está lançado. É hora de nos unirmos.

AOS INTERESSADOS:

Enviem Nome, Idade, Clube e Contacto para movimento600@gmail.com

A lista será actualizada diariamente.

Por uma classe mais bem preparada. Por um melhor futsal.

Francisco Fardilha

Treinador Nível I

Sem comentários:

Enviar um comentário